terça-feira, 27 de agosto de 2013

“Monstros A Universidade” da Disney•Pixar é realizado por Dan Scanlon (“Carros”, “Tracy”), produzido por Kori Rae (“Up,” “The Incredibles,” “Monsters Inc”) e tem música do premiado compositor Randy Newman, (“Monsters Inc”, “Toy Story 3”). Esta é a aposta da Pixar para 2013 e a primeira prequela dos estúdios.


Desde que o universitário Mike Wazowski (voz de João Baião) era um pequeno monstro, que sonhava em ser um "Assustador" e sabe melhor que ninguém que os melhores Assustadores vêm da Universidade dos Monstros (MU). Mas durante o seu primeiro semestre na MU, os planos de Mike vêem-se subitamente alterados quando conhece o grandalhão James P. Sullivan, “Sulley” (voz de Fernando Luís). O espírito competitivo fora de controlo de ambos faz com que sejam expulsos do prestigiado curso de Sustos da Universidade. Para piorar a situação, eles percebem que vão ter de trabalhar juntos, juntamente com um estranho grupo de monstros inadaptados, caso queiram que as coisas dêem certo.


Mais uma vez a Pixar consegue surpreender-nos. Em Monstros A Universidade temos a primeira prequela dos estúdios. Acompanhamos neste filme os anos de juventude dos heróis que conhecemos no filme Monstros. Ainda que seja uma prequela, e que devido a isso estejamos num universo conhecido com personagens conhecidas e onde as surpresas já não são tantas, o argumento consegue ser bastante original. A melhor parte do argumento é o aprofundamento das personagens, a relação entre estas e a a sua curva de mudança e o que aprenderam ao longo das aventuras que vivem neste filme. Mais do que a história em si, este filme explora os nosso conhecidos heróis e dá-nos uma visão refrescada sobre o mundo de monstros  Nessa nota o filme relaciona-se muito bem com o anterior sendo que o completa, como uma boa prequela deve fazer. 



O filme está muito bem realizado e o trabalho gráfico está cada vez mais surpreendente de ano para ano. O filme no seu total é bom, mas não é nada de extraordinário, como foram Wall-E, Up ou À Procura de Nemo. Pixar voltou a apostar em das seguimento a filmes anteriores algo que não tem corrido bem com a excepção dos filmes Toy Story. Este filme é realmente bom e trás-nos de volta um pouco do sabor de excelência e originalidade que a Pixar sempre teve mas que nos últimos anos se tem vindo a perder. 


O melhor: A exploração das personagens conhecidas. O aprofundamento do universo do filme anterior ainda que com uma generosa dose de originalidade. O facto de ser uma amostra da "antiga" Pixar, e talvez um sinal do seu regresso. 


O pior: Uma história que se consome rápido, sendo que o final do 2.º acto do filme chega a ser aborrecido. O facto do filme não estar à altura de sucessos anteriores da Pixar. O filme também fica aquém dos anteriores por não trazer nenhuma mensagem nova que não tivesse já sido explorada por outros filmes dos estúdios.


Veredicto: Um agradável filme de animação para audiências de várias idades.
Nota Final: 7 em 10


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Toggle Footer