sábado, 3 de agosto de 2013

No início deste Verão Steven Spielberg alertou para uma possível ameaça ao sistema dos estúdios de Hollywood. Ele disse que bastaria que meia dúzia dos filmes com mega orçamentos não tivesse sucesso para que os modelo de negocio falhasse. Isso brigaria Hollywood a reinventar-se.


O que Spielberg não disse é quão eminente é essa ameaça. Já este Verão vários filme de alto perfil tiveram menos sucesso do que o esperado. Só nos últimos dois meses filmes que deviam esgotar os cinemas como A Ressaca 3, Os Estagiários, Depois da Terra, Ataque ao Poder, Turbo, O Mascarilha, Batalha do Pacífico e Agentes do Outro Mundo tiveram performances muito abaixo do esperado. Só estes 8 acidentes na época alta de Hollywood vão custar aos estúdios vários milhões de dólares. O actual modelo é simples. Fazer muitos filmes de acção e com efeitos especiais, sequelas com fórmulas já testadas e especialmente filmes muito, muito caros. Claro que o risco é óbvio, se um filme de 300 milhões falhar, pode perder-se muito. A esperança é que nessa eventualidade o estúdio terá suficiente lucro de outros filmes para compensar potenciais perdas. Mas será que o sistema aguenta 8 falhas em apenas 2 meses? 

Surpreendentemente, sim. Apesar destes desastres, este ano, o mercado já vai 10% à frente do ano passado. Parte deve-se ao facto de os bilhetes serem 2.5% mais caros nos E.U.A.. Parte é por causa dos filme que foram sucessos de bilheteira inesperados, como Os Mestres da Ilusão, The Purge e The Conjuring. O resto deve-se aos sucessos planeados como O Homem de Ferro 3, Monstros: A Universidade entre outros. 


Mas não seria mais sensato fazer filmes mais baratos, com menos risco, e possivelmente mais filmes, numa industria que está deveras inflacionada? Ou talvez ainda fazer mais filmes de qualidade e não apenas estrondos de bilheteira, que dão cada vez menos sucesso, porque as pessoas se estãoa fartar das mesmas histórias? Hollywood precisa de tomas atenção, porque o que funciona hoje, poderá não funcionar amanhã. E como o mestre do argumento William Goldman disse acerca do que fará sucesso em bilheteiras “Ninguém sabe nada.”.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Toggle Footer